Home » Covid-19: vacina da Oxford tem a fase mais avançada no Brasil

Covid-19: vacina da Oxford tem a fase mais avançada no Brasil

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Testes foram concluídos e fábrica de ativos foi inspecionada

As vacinas em estágio mais avançado aqui no Brasil são as da AstraZeneca/Oxford e da Sinovac. Ambas tiveram suas instalações inspecionadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Anvisa, inclusive, concluiu nesta sexta-feira (11) a inspeção presencial, na China, na empresa fabricante dos ativos usados pela Fiocruz na produção da AztraZeneca.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a previsão é que a decisão final quanto à certificação da AztraZeneca seja tomada entre a primeira e a segunda semana de janeiro.

A AztraZeneca está com a fase III concluída e com a documentação em análise. Já a Sinovac, produzida pelo Instituto Butantan, deve concluir a fase III nos próximos dias.

Atualmente estão em teste quatro vacinas no país. Além da AztraZeneca e da Sinovac, a Pfizer e a Janssen também estão em fase de testes no Brasil. Mas ambas ainda não entregaram relatório da Fase 3 e também não tiveram suas instalações inspecionadas pela Anvisa.

Por questões de segurança, o desenvolvimento de vacinas deve passar por uma série de fases para atestar sua efetividade e segurança. Passadas essas fases de testes, elas ainda precisam obter autorização de órgãos reguladores do país para poderem ser aplicadas na população em geral.

Em função desse cenário pandêmico, a Anvisa pode autorizar vacinas que não foram averiguadas pela autarquia desde que tenham sido aprovadas por órgãos semelhantes de outros países.

O secretário executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco falou, em coletiva nessa quinta-feira (10) que nenhuma farmacêutica solicitou, até agora, o pedido de uso emergencial ou fez uso da lei em que a Anvisa permite a imunização desde que aprovada por órgão de certificação de outro país.

De acordo com o Ministério da Saúde, está prevista a compra de mais de 300 milhões de doses de vacinas para 2021.

Fonte: Radioagência Nacional. 

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados

error: Content is protected !!