Home » Doação de órgãos: Brasil bate recorde, mas recusa familiar ainda é alta

Doação de órgãos: Brasil bate recorde, mas recusa familiar ainda é alta

por Barbacena em Tempo
0 Comente

O Brasil realizou cerca de 15 mil transplantes no primeiro semestre de 2025, o maior número da série histórica. Apesar do avanço, o sistema ainda enfrenta um desafio: 45% das famílias recusam a doação de órgãos. Esse índice limita o número de transplantes e contribui para a longa lista de espera. Segundo o Sistema Nacional de Transplantes, no ano recorrente, mais de 47 mil pessoas aguardam por um transplante de órgãos no país.

Para reverter esse cenário, a campanha de doação de órgãos de 2025 do Ministério da Saúde “Você diz sim, o Brasil inteiro agradece” pretende conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. A iniciativa busca reduzir os casos de recusa familiar.

Por essa razão, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reitera a importância de comunicar à família o desejo de doar. “O fato de alguém falar para um familiar, escrever uma carta, fazer um comunicado, conversar sobre isso e, hoje, postar na rede social que é um doador — que quer ser um doador se um dia acontecer uma fatalidade e perder a vida —, que quer fazer com que continue a defesa da vida, salvando a vida de outras pessoas, faz toda a diferença na decisão da família”, disse.

A técnica de enfermagem Rita de Kássia, do município goiano de Luziânia, autorizou a doação dos órgãos do filho Gabriel, de 21 anos, que faleceu após sofrer um choque elétrico e ser diagnosticado com morte encefálica. Foram doados rins, fígado, coração e córneas. Seis pessoas foram beneficiadas. Segundo Rita, o filho já havia manifestado o desejo de ser doador antes do acidente.

“Se a vontade dele era ser doador, então eu decidi doar os órgãos dele. Apesar de todo o sofrimento em perder um filho, em saber que nunca mais eu teria ele aqui, tive a plena convicção de que salvar outras vidas através dele seria um ato de heroísmo da parte dele”, conta a técnica.

O Brasil é o terceiro país em número absoluto de transplantes, atrás de Estados Unidos e China, e o primeiro em volume realizado exclusivamente por sistema público.

“Você diz sim, o Brasil inteiro agradece”. Converse com sua família e seja um doador. Para mais informações, acesse o site gov.br/saude.

Pixel Brasil 61

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados

error: Content is protected !!