Governo abre crédito de R$ 550 milhões para subsidiar diesel

O governo federal abriu crédito extraordinário de R$ 550 milhões para subsidiar a importação de óleo diesel de uso rodoviário. A medida provisória publicada nesta segunda-feira (29) destina-se ao Ministério de Minas e Energia, com execução pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A norma está vinculada à iniciativa prevista na Medida Provisória nº 1.349, de 2026, que trata do mesmo tipo de apoio ao combustível.

O crédito extraordinário é um instrumento previsto na Constituição para atender despesas urgentes e imprevisíveis. Nesse caso, o valor será aplicado em âmbito nacional para subsidiar a importação de diesel, com o objetivo de viabilizar o abastecimento e mitigar impactos no mercado.

Segundo a medida provisória, a integralidade dos recursos — classificados como despesas primárias do orçamento fiscal — será direcionada para essa finalidade.

© Rovena Rosa/Agência Brasil

GIRO DE NOTÍCIAS / Agência Brasil

Related posts

Bolsa Família: pagamentos começam nesta segunda-feira (29) para beneficiários com NIS terminado em 9

Relatório da IFI traça cenário fiscal desafiador para o próximo presidente

ApexBrasil disponibiliza plataforma com mais de 500 oportunidades de exportação para a União Europeia