Home » Infogripe: avançam casos graves de influenza A no Norte e Nordeste

Infogripe: avançam casos graves de influenza A no Norte e Nordeste

por Barbacena em Tempo
0 Comente

A edição mais recente do Boletim InfoGripe, divulgada nesta sexta-feira (16) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aponta um crescimento acelerado dos casos graves de influenza A no Acre e no Amazonas. O avanço da doença tem impulsionado o aumento das hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que já atingem níveis elevados para a região.

No Nordeste, estados como Ceará, Pernambuco e Sergipe também registram leve aumento de casos graves de influenza A, ainda sem reflexos significativos nas internações por SRAG. Em contrapartida, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul apresentam sinais de desaceleração nas hospitalizações associadas ao vírus.

Em nota, a pesquisadora do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e integrante do Boletim InfoGripe, Tatiana Portella, destaca que a campanha de vacinação contra a influenza já começou na Região Norte. “Por isso, é fundamental que a população de risco da região, como idosos, crianças e pessoas com comorbidades, procure um posto de saúde o quanto antes para se proteger contra o vírus”, reforça.

Cenário nacional

Em âmbito nacional, o boletim indica manutenção da tendência de queda ou estabilidade dos casos de SRAG em todas as faixas etárias, reflexo da baixa circulação da maioria dos vírus respiratórios.

Mesmo a influenza A — responsável pelo aumento de casos de SRAG em crianças pequenas, adultos e idosos no Amazonas, e em crianças pequenas e idosos no Acre — apresenta baixa circulação na maioria dos demais estados.

De modo geral, a maior incidência de SRAG ocorre entre crianças pequenas, enquanto a mortalidade se concentra principalmente nos idosos. Considerando especificamente os casos de SRAG causados por Sars-CoV-2 (Covid-19) ou influenza A, a incidência é maior entre crianças e idosos, com impacto mais grave na mortalidade da população idosa.

O levantamento aponta ainda que três das 27 capitais apresentam níveis de incidência de SRAG classificados como alerta, risco ou alto risco, com tendência de crescimento no longo prazo: Manaus (AM), Cuiabá (MT) e São Luís (MA).

Prevalência dos vírus

Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a distribuição dos vírus entre os casos positivos de SRAG foi a seguinte:

  • 21,9% de influenza A
  • 3,1% de influenza B
  • 6,9% de vírus sincicial respiratório (VSR)
  • 36% de rinovírus
  • 14,8% de Sars-CoV-2 (Covid-19)

Entre os óbitos, a presença dos mesmos agentes foi:

  • 29,8% de influenza A
  • 3,3% de influenza B
  • 4,1% de VSR
  • 20,7% de rinovírus
  • 38,8% de Sars-CoV-2 (Covid-19)

O levantamento do InfoGripe tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe, atualizados até 10 de janeiro, e é referente à Semana Epidemiológica (SE) 1. Confira outros detalhes no link.

VEJA MAIS:

Pixel Brasil 61

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados

error: Content is protected !!