Home » O TEMPO E A TEMPERATURA: Região Norte terá calor e pancadas de chuva em grande parte dos estados na segunda-feira (22)

O TEMPO E A TEMPERATURA: Região Norte terá calor e pancadas de chuva em grande parte dos estados na segunda-feira (22)

por Barbacena em Tempo
0 Comente

A segunda-feira (22) será marcada por calor e elevada umidade em toda a Região Norte. A combinação entre altas temperaturas e grande disponibilidade de umidade favorece a formação de áreas de instabilidade, mantendo condições para pancadas de chuva em diversos estados, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
No Tocantins, o tempo segue firme e seco na maior parte do estado. O predomínio do sol favorece a elevação das temperaturas, especialmente nas áreas central, sul e sudeste tocantinense. Em Palmas, a previsão é de céu claro, com mínima de 22°C e máxima de 35°C.
No Pará, a chuva deve ocorrer principalmente na faixa litorânea, nordeste paraense, região do Marajó e Baixo Amazonas. Já no sul e sudeste do estado, o tempo tende a permanecer mais aberto, com períodos prolongados de sol e temperaturas elevadas. Em Belém, são esperadas muitas nuvens e pancadas de chuva, com mínima de 24°C e máxima de 33°C.
O Amapá permanece sob influência da umidade vinda do Atlântico Equatorial. A previsão indica muitas nuvens e pancadas de chuva em praticamente todo o estado, incluindo áreas do litoral e do interior. Em Macapá, os termômetros variam entre 24°C e 31°C.
Em Roraima, a instabilidade atmosférica favorece a ocorrência de chuva, principalmente nas porções norte, nordeste e leste do estado. Em Boa Vista, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva, com mínima de 25°C e máxima de 32°C.
No Amazonas, as pancadas de chuva devem ocorrer em diferentes momentos do dia, abrangendo áreas do norte, centro e oeste do estado. As regiões próximas às fronteiras com Colômbia e Venezuela também permanecem sob influência da elevada umidade. Em Manaus, a temperatura varia entre 23°C e 33°C, com muitas nuvens e pancadas de chuva.
Em Rondônia, o tempo segue abafado, com aumento da nebulosidade ao longo do dia e possibilidade de chuva, principalmente nas áreas do norte do estado e no vale do rio Madeira. Em Porto Velho, a previsão indica mínima de 24°C e máxima de 32°C, com muitas nuvens e pancadas de chuva.
No Acre, a presença de umidade favorece a formação de áreas de instabilidade, especialmente no oeste e noroeste acreano. Em Rio Branco, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva, e temperaturas entre 21°C e 30°C.
De forma geral, Tocantins e áreas do sul do Pará devem registrar os períodos mais prolongados de tempo firme, enquanto Amazonas, Roraima, Amapá e o norte paraense concentram as condições mais favoráveis para precipitações ao longo do dia.

5 motivos para acompanhar as previsões do tempo

  • Agricultura: garantia de uma boa colheita;
  • Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
  • Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
  • Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
  • Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.

Importância das observações meteorológicas no INMET

As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Pixel Brasil 61

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados

error: Content is protected !!