Home » Pesquisa aponta que bactéria encontrada na água pode ter relação com a microcefalia

Pesquisa aponta que bactéria encontrada na água pode ter relação com a microcefalia

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Um estudo realizado por brasileiros apontou que o vírus da Zika pode não ter sido o único causador dos casos de microcefalia no Brasil a partir de 2015. Os cientistas apontaram que más-formações congênitas, observadas principalmente no Nordeste, podem ter sido agravadas por bactéria presente na água.

A pesquisa realizada pelo Instituto D’Or, Fiocruz e pelas Universidades Federais do Rio de Janeiro e Rural de Pernambuco, comprovou que a saxitoxina, toxina liberada por bactéria encontrada em reservatórios de água, é capaz de acelerar a morte de células neuronais que são expostas à infecção pelo Zika.

O caso foi observado pelos pesquisadores em experimentos realizados em camundogas grávidas e em minicérebros humanos. Nos dois casos, a presença da saxitoxina associada ao Zika acelerou em mais de duas vezes a destruição de células do cérebro.

O estudo ainda mostrou que os cientistas também descobriram que a prevalência da cianobactéria Raphidiopsis raciborskii e da toxina produzida por ela era significativamente maior nos reservatórios de água do Nordeste do que em outras regiões.

A descoberta ajuda a explicar por que o Estados nordestinos foram os mais afetados pela a doença. Dos casos registrados entre 2015 e 2016, 63% aconteceram no Nordeste.

No entanto, o Ministério da Saúde destacou que ainda não se pode dizer que a relação entre a toxina, Zika e microcefalia observada nos camundongos tenha efeito em humanos, porém disse que os achados científicos são importantes para a próxima fase da pesquisa que vai analisar essa correlação com a água.

GIRO DE NOTÍCIAS / AM

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados

error: Content is protected !!