A segunda-feira será marcada por chuva e instabilidade em grande parte da Região Nordeste do país.
No Maranhão, Piauí e Ceará, a previsão indica chuvas intensas ao longo de todo o dia, atingindo diferentes regiões dos três estados.
No Rio Grande do Norte, a chuva pode atingir áreas do alto oeste potiguar, com registros previstos em Pau dos Ferros e Marcelino Vieira.
Na Paraíba, a chuva se concentra no interior do estado, alcançando municípios como Mato Grosso, Poço de José de Moura, São José de Piranhas e Serra Grande.
Em Pernambuco, Alagoas e Sergipe, as chuvas se concentram principalmente nas regiões litorâneas. O tempo fica nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, inclusive nas capitais Recife, Maceió e Aracaju.
Na Bahia, a chuva ocorre tanto no interior do estado quanto na faixa litorânea, afetando municípios como Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, no litoral sul, além de Riachão das Neves e Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano.
O QUE É NUBLADO?
Céu totalmente encoberto por oito oitavos na camada de nuvens. A cobertura de nuvens é estimada em oitavos (oktas) da abóbada celeste, somando-se todas as nuvens presentes naquela camada específica.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C em Maceió. Já a máxima pode chegar a 31°C, em Teresina e São Luís. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 90%.
5 motivos para acompanhar as previsões do tempo
- Agricultura: garantia de uma boa colheita;
- Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
- Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
- Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
- Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.
Importância das observações meteorológicas no INMET
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Fonte: Brasil 61

