A segunda-feira (26) será de instabilidade em parte da Região Sudeste, com destaque para áreas do interior paulista e mineiro, além de chuva ao longo do dia no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
Em São Paulo, as chuvas mais intensas se concentram no norte e nordeste do estado, especialmente nos municípios de São Joaquim da Barra, Palestina e Colina, regiões que abrangem áreas da Alta Mogiana e do norte paulista. Nessas localidades, a previsão é de pancadas de chuva mais expressivas ao longo do dia.
Já em Minas Gerais, o tempo segue com muitas nuvens e possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas isoladas. A instabilidade atinge municípios do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba, como Monte Alegre de Minas, Prata e Perdizes.
No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, a expectativa é de muitas nuvens com pancadas de chuva ao longo do dia, atingindo tanto áreas do litoral quanto do interior dos dois estados.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 16°C, em Belo Horizonte. Já a máxima pode chegar até 29°C, no Rio de Janeiro. A umidade relativa do ar varia entre 60% e 100%.
5 motivos para acompanhar as previsões do tempo
- Agricultura: garantia de uma boa colheita;
- Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
- Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
- Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
- Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.
Importância das observações meteorológicas no INMET
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Fonte: Brasil 61

