O Sudeste brasileiro terá uma quinta-feira (25) com alerta para perigo potencial de chuvas intensas na faixa que vai da região da Pampulha até o leste de Minas Gerais. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também há alerta de ventos costeiros para o litoral do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.
No estado mineiro, a chuva deve se intensificar ao longo do dia, atingindo principalmente os municípios de Uberlândia, Romaria, Monte Carmelo, Patrocínio e Serra do Salitre.
Já no estado fluminense, a previsão indica um dia chuvoso em toda a unidade da federação, com maior concentração no município de São João da Barra. No Espírito Santo, também há expectativa de chuva pela manhã, exceto na faixa que vai de Montanha até Ecoporanga.
Em São Paulo, o dia será de céu com poucas nuvens na maior parte do estado, mas com pancadas de chuva em áreas de municípios como Ribeirão Preto, Campinas, Vale do Paraíba, além da região Metropolitana e do litoral paulista.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 9°C, em São Paulo. Já a máxima pode chegar até 24°C, em Belo Horizonte. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 95%.
5 Motivos para saber das previsões do tempo
- Agricultura: garantia de uma boa colheita;
- Marinha: proteção dos marinheiros, dos navios e dos passageiros;
- Aeronáutica: proteção e segurança dos pilotos, das aeronaves e dos passageiros;
- Pesca: condições favoráveis e seguras à pesca; e
- Turismo: garantia de um passeio e de uma viagem feliz e tranquila.
Importância das observações meteorológicas no INMET
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Fonte: Brasil 61