Home » Salvador (BA) recebe etapa regional da Jornada de Inovação da Indústria com foco em tecnologia e sustentabilidade

Salvador (BA) recebe etapa regional da Jornada de Inovação da Indústria com foco em tecnologia e sustentabilidade

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Após passar por várias cidades do Nordeste brasileiro, a Jornada Nacional de Inovação da Indústria chega a Salvador (BA) para promover um encontro regional. O evento está agendado para esta terça-feira (25), no SENAI CIMATEC, localizado na Avenida Orlando Gomes, 1845, no bairro Piatã.

A iniciativa é desenvolvida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A ação pretende mapear desafios, revelar soluções e impulsionar conexões em torno das transições ecológica e digital.

O superintendente de Projetos de Inovação da CNI, Carlos Bork, explica que esse movimento busca ouvir diferentes atores para que, de maneira conjunta, possam promover a criação de uma indústria mais moderna, competitiva e sustentável.

“Já ouvimos mais de praticamente 2 mil empresários nos mais diversos setores, nas mais diversas áreas, principalmente sobre transformação digital e transição ecológica. Estamos descobrindo que os temas que eles estão preocupados, que são desafios para indústrias de todos os portes, são muito similares. O empresário que está participando tem voz ativa para dizer quais são os seus problemas e quais as suas oportunidades”, destaca.

A programação da etapa regional contará com apresentação de um panorama da indústria e do ecossistema de inovação. Também serão expostos os resultados da Jornada no Nordeste do país. Os participantes ainda vão acompanhar o endereçamento dos desafios mapeados na região. Além disso, haverá painéis sobre como encaminhar as oportunidades, demandas e temas prioritários para a Inovação.

Entre os convidados a participarem do evento estão lideranças empresariais regionais, investidores, companhias de base tecnológica, gestores de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e de Parques Tecnológicos, assim como representantes do poder público e organizações nacionais ou internacionais.

Exemplos de empresas inovadoras com atuação no Nordeste

Das empresas que se destacam com potencial inovador no Nordeste está a fábrica de móveis sob medida Essanto, do Grupo Officina. A unidade já produziu mais de 400 mil peças.

Atualmente, a empresa distribui para mais de 30 lojistas em todo Nordeste e, a partir de investimentos em máquinas e softwares de automação, registrou um crescimento anual de 35%.

Entre os produtos mais interessantes, está a poltrona ‘Baixa o facho’, feita de aço e algodão orgânico colorido naturalmente. O item é produzido em parceria com o designer brasiliense Marcelo Bilac. A peça foi inspirada no Lajedo do Pai Mateus – formação rochosa no Cariri paraibano de mais de 570 milhões de anos.

INFRAESTRUTURA: projetos de transportes precisam passar por teste de viabilidade e integração, recomenda CNI

IEL lança novas vagas do Programa Inova Talentos com bolsas de até R$ 12 mil

Outro exemplo de empresa inovadora com atuação no Nordeste é a Microciclo, estabelecida a partir de um trabalho de uma equipe multidisciplinar do laboratório de Biologia Molecular e Genômica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Por 15 anos, o grupo se dedicou a desenvolver novas técnicas de genética ambiental, microbiologia de petróleo, biologia molecular, bioquímica e bioinformática.

A startup criou um método de tratamento de resíduos oleosos da indústria. No caso, os pesquisadores usam bactérias não patogênicas para degradar frações do petróleo dos efluentes industriais, que exigem tratamento e destinação correta.

Ao longo de seis anos, a companhia conquistou oito programas de aceleração/editais, R$800 mil de investimento e quatro prêmios, sendo três internacionais. Além disso, a empresa validou a solução com 15 diferentes tipos de resíduos.

Congresso de Inovação da Indústria

Após a passagem da Jornada por todas as regiões do país, os organizadores vão apresentar o resultado do trabalho no 11º Congresso de Inovação da Indústria, previsto para março de 2026, em São Paulo.  

“A expectativa é que consigamos trabalhar projetos estruturantes a partir dos insumos que saíram da Jornada por estados e regiões e deixar um legado real da Jornada. Além dos aprendizados e conexões, teremos uma plataforma digital que vai reunir soluções, desafios e oportunidades identificadas ao longo do percurso”, projeta a analista de desenvolvimento industrial da CNI, Marilene Castro.

O objetivo da Jornada é promover a articulação do ecossistema de inovação em torno dos temas inteligência artificial, economia circular, transição energética e deep techs.

Sobre as deep techs

As deep techs são startups baseadas em descobertas científicas com alto potencial de impacto. Atualmente, o Brasil conta com mais de 20 mil startups.
De acordo com dados do Deep Tech Radar Brasil 2025, produzido pela Emerge em parceria com o Sebrae, o Nordeste conta com 65 deep techs. Na região, a quantidade dessas companhias é dividida geograficamente da seguinte forma:

  • Pernambuco (17)
  • Rio Grande do Norte (13)
  • Ceará (12)
  • Bahia (8)
  • Piauí (4)
  • Maranhão (4)
  • Alagoas (4)
  • Sergipe (2)
  • Paraíba (1)

Confira a programação completa do encontro regional da Jornada no Nordeste

  • 13h30: Boas-vindas
  • 14h: Abertura
  • 15h: Apresentação: panorama da indústria e do ecossistema de inovação e resultados da Jornada na Região Nordeste – como endereçar os desafios mapeados?
  • 15h45: Painel 1: Como empresas estão conseguindo superar desafios comuns e gerar inovação na Região Nordeste?
  • 16h45: Painel 2: Como o ecossistema de fomento pode destravar desafios e alavancar a inovação no Nordeste?
  • 17h45: Síntese

Vale destacar que a programação também contará com atividades para a quarta-feira (26). Confira:

  • 09h às 11h: Visita ao Senai CIMATEC – Av. Orlando Gomes, 1845 – Piatã, Salvador – BA
  • 11h30 às 13h: Almoço livre – Restaurante sugerido pelo CIMATEC
  • 13h às 14h: Deslocamento para o Senai CIMATEC Park – Transporte oferecido pela organização
  • 14h às 15h30: Visita ao Senai CIMATEC Park – Via Atlântica, BA 530, km 2,5, Camaçari – BA
  • 15h30- 16h30 Retorno ao Senai CIMATEC
     

Pixel Brasil 61

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados

error: Content is protected !!