Home » TO: pais de municípios da macrorregião de saúde Centro-Sul devem atualizar caderneta de vacinação de crianças e adolescentes

TO: pais de municípios da macrorregião de saúde Centro-Sul devem atualizar caderneta de vacinação de crianças e adolescentes

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Os 75 municípios da macrorregião Centro-Sul – entre eles Dianópolis, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins – seguem mobilizados na vacinação de crianças e adolescentes.

As coberturas vacinais registradas desde janeiro preocupam. Diversas vacinas, como a de poliomielite e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, estão abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Em Dianópolis, no bairro Bela Vista, quem dá o exemplo é a dona de casa Halyne Melo Batista, de 29 anos. Mãe de um pré-adolescente de 11 anos e de uma menina de 7, ela faz questão de manter a vacinação dos filhos em dia. E explica o porquê:

“Acredito [na vacinação] porque essa crença é respaldada por décadas de evidência científica. As vacinas são cruciais para o combate. Também controlam surtos de doenças, como sarampo, caxumba e rubéola.”

Segundo a Gerência de Imunização do Estado, Tocantins tem intensificado a comunicação com pais e responsáveis por meio de campanhas educativas, materiais informativos, ações intersetoriais e mobilização das equipes municipais. 

São reforçadas orientações sobre a importância da caderneta de vacinação como documento de saúde, a proteção coletiva proporcionada pela imunização e o risco de adoecimento quando há atrasos no esquema vacinal. 

A gerente de Imunização do Estado, Marli Jerônimo Rodrigues, reforça o chamado:

“Mães e pais, venham vacinar seus filhos. É importante que vocês mantenham a caderneta de vacinação dos seus filhos em dia. Procurem a Unidade de Saúde mais próxima para verificar o calendário vacinal e garantir que todas as doses necessárias sejam aplicadas. Vacinar é um gesto de responsabilidade, amor e cuidado com o futuro da sua família.”

O esforço é para garantir a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. As vacinas fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e estão disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde.

As vacinas para as crianças garantem proteção contra doenças como sarampo, poliomielite, tuberculose, difteria, tétano, coqueluche, HPV e Covid-19.

Para os adolescentes menores de 15 anos, o foco é completar esquemas atrasados e aplicar vacinas contra o HPV, hepatite B e febre amarela, entre outras. É importante lembrar que a vacina de HPV está disponível para jovens de 15 a 19 anos até dezembro deste ano.

O diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, ressalta que manter as coberturas vacinais impede o retorno de doenças já controladas, como poliomielite e sarampo.

“Tivemos grande êxito, mas não podemos deixar que essas doenças retornem. Então, é muito importante que a população se vacine. As vacinas do SUS [Sistema Único de Saúde] são muito boas, são seguras e protegem, o que é mais importante. Então, vacinar é uma proteção individual, mas também proteção de toda a comunidade.”

Atenção, pais e responsáveis do Tocantins! Atualizem a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Procurem uma Unidade Básica de Saúde e mantenham a proteção em dia.

Saiba mais em gov.br/vacinacao.

Pixel Brasil 61

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados

error: Content is protected !!