Home » Três municípios recebem primeiras doses da vacina de dose única contra a dengue

Três municípios recebem primeiras doses da vacina de dose única contra a dengue

por Barbacena em Tempo
0 Comente

A partir de 17 de janeiro, o Sistema Único de Saúde (SUS) inicia a aplicação da vacina de dose única contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan, nos municípios de Maranguape, no Ceará, e Nova Lima, em Minas Gerais. No dia 18, é a vez do município de Botucatu, no interior de São Paulo.

A estratégia tem como objetivo avaliar os resultados da cobertura vacinal de pelo menos 50% dos moradores dessas cidades. O público-alvo é formado por pessoas de 15 a 59 anos.

As doses fazem parte do contrato firmado entre o Ministério da Saúde e o Instituto Butantan para a aquisição de 3,9 milhões de vacinas, que serão distribuídas exclusivamente pelo SUS. O investimento total é de R$ 368 milhões. Segundo a pasta, o primeiro lote, com 1,3 milhão de doses, também será destinado à imunização de profissionais da atenção primária que atuam nas unidades básicas de saúde (UBS).

Ampliação da estratégia de imunização

O acordo prevê ainda a transferência da tecnologia desenvolvida pelo Instituto Butantan para a empresa chinesa WuXi Vaccines, o que poderá ampliar gradualmente a capacidade de produção nacional em até 30 vezes.

A estratégia de imunização começará pelos adultos de 59 anos e será expandida de forma progressiva para faixas etárias mais jovens, até alcançar pessoas a partir dos 15 anos.

Atualmente, o SUS também disponibiliza a vacina contra a dengue produzida por um laboratório japonês, indicada para adolescentes de 10 a 14 anos e aplicada em duas doses. Desde a incorporação do imunizante, em 2024, foram distribuídas 11,1 milhões de doses, das quais 7,8 milhões foram efetivamente administradas. 

Eficácia da vacina de dose única

A vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após a análise de dados de cinco anos de acompanhamento de 16 mil voluntários participantes do ensaio clínico. 

Na faixa etária de 12 a 59 anos, o imunizante apresentou eficácia geral de 74,7% e proteção de 91,6% contra casos graves da doença e quadros com sinais de alarme.

Além disso, a vacina também se mostrou eficaz em reduzir a carga viral em pessoas infectadas pelo vírus da dengue. A conclusão foi publicada na revista The Lancet Regional Health – Americas. Segundo a pesquisa, embora alguns vacinados tenham apresentado infecção após a imunização, a quantidade de vírus foi significativamente menor em comparação com os participantes não vacinados, o que tende a resultar em quadros menos graves da doença.

Para o levantamento, os pesquisadores analisaram amostras de 365 voluntários que apresentaram dengue sintomática entre 2016 e 2021, em 14 estados brasileiros.

Número de casos de dengue

Em 2025, o Brasil registrou 1.705.535 casos prováveis de dengue, segundo dados do Ministério da Saúde. No ano passado, a doença provocou 1.776 mortes, enquanto outros 207 óbitos ainda estão sob investigação. Os dados constam no Painel de Monitoramento das Arboviroses da pasta.

Segundo o ministério, esses números representam uma queda de 74% nos casos prováveis de dengue e 72% no número de mortes em relação a 2024, quando foram contabilizados 6.563.561 casos prováveis e 6.321 óbitos. 

Entre as regiões do país, o Sudeste lidera em número de casos prováveis, com 1.171.467 registros, seguido pelo Sul (224.647), Centro-Oeste (162.275), Nordeste (103.758) e Norte (41.348).

O mesmo padrão se repete em relação aos óbitos. O Sudeste concentra o maior número de mortes por dengue, com 1.295 registros. Em seguida aparecem as regiões Sul (220), Centro-Oeste (148), Nordeste (67) e Norte (46)

VEJA MAIS:

Pixel Brasil 61

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados

error: Content is protected !!