Home » Atenção primária tem novas equipes credenciadas para todo o país; confira a lista das cidades contempladas

Atenção primária tem novas equipes credenciadas para todo o país; confira a lista das cidades contempladas

por Barbacena em Tempo
0 Comente

O Ministério da Saúde publicou portaria que autoriza o credenciamento de 1.133 novas equipes para atuação na Atenção Primária à Saúde (APS) em 735 municípios em todo país, visando reforçar o Sistema Único de Saúde (SUS)

O credenciamento inclui: 

  • Equipe de Saúde da Família 
  • Equipe de Atenção Primária 
  • Equipe Multiprofissional na Atenção Primária (eMulti
  • Equipe de Saúde Bucal 
  • Equipe de Atenção Primária Prisional
  • Equipe de Consultório na Rua 

Os entes federados precisam cadastrar, até setembro, as novas equipes no Sistema Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES). As regiões contempladas por ordem de quantidade foram Nordeste, Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste. 

A portaria publicada no Diário Oficial da União detalha critérios, exigências e a lista de municípios contemplados, além dos prazos para formalização do processo. 
Acesse a portaria completa aqui: GM/MS N°7.380.

Atenção primária à Saúde 

É a porta de entrada preferencial do SUS. É por meio dela que a população tem acesso a serviços essenciais, como consultas médicas, vacinação, pré-natal, acompanhamento de doenças crônicas, ações de prevenção e promoção da saúde. 

Ela é prestada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e envolve equipes multidisciplinares, como médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, odontologistas entre outros. 

Mais informações no Ministério da Saúde.

Pixel Brasil 61

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados

error: Content is protected !!