O domingo, 1º de novembro, marca o início de uma lenta mudança na circulação dos ventos sobre a Região Sul. A massa de ar frio e seco perde força gradativamente sobre o Rio Grande do Sul, permitindo o retorno do sol entre nuvens na maior parte dos municípios gaúchos. Entretanto, na faixa leste e norte da região cobrindo o estado do Paraná e Santa Catarina, a umidade vinda do oceano continua represada contra a Serra do Mar, mantendo o tempo feio e com garoa passageira.
Em Porto Alegre (RS) e no interior gaúcho (Uruguaiana, Bagé, Passo Fundo), o sol volta a aparecer entre nuvens, amenizando o frio e elevando as temperaturas: a mínima fica em 17°C e a máxima atinge agradáveis 26°C. Em Florianópolis (SC), o dia prossegue encoberto com chance de chuva fraca isolada, com termômetros oscilando entre 19°C e 23°C.
Em Curitiba (PR), o frio ameniza apenas um pouco, mantendo a máxima em 19°C, mínima de 14°C e umidade relativa do ar ainda em 100%. Em municípios do interior paranaense (Ponta Grossa, União da Vitória), o domingo registra garoa constante e névoa úmida ao amanhecer, exigindo luzes baixas acesas e velocidade reduzida de quem trafega pelas rodovias estaduais e federais da região.
Alertas e Riscos do INMET:
-
Áreas afetadas: Litoral e Vale do Itajaí (SC), Leste e Centro do Paranaense.
-
Validade: Domingo, 01/11/2026.
-
Principais riscos: Pistas escorregadias, névoa úmida matinal afetando o tráfego e retenção temporária de umidade nas lavouras.
5 motivos para acompanhar as previsões do tempo
- Agricultura: garantia de uma boa colheita;
- Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
- Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
- Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
- Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.
Importância das observações meteorológicas no INMET
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Fonte: Brasil 61

