Home » ACAERT promove ação de combate às notícias falsas

ACAERT promove ação de combate às notícias falsas

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Com o lema “Não pague o pato. Confie em quem apura o fato”, a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) lançou uma campanha para combater a proliferação de notícias falsas.

A ação conta com um mascote, o Fakelino, que está percorrendo as cidades catarinenses, reforçando a ideia de que as pessoas devem checar uma informação antes de repassar e compartilhar, principalmente em época eleitoral.

Na ação, o mascote distribui folhetos com dicas para identificar uma notícia falsa de uma verdadeira e reforça o papel das emissoras de rádio e TV no combate às chamadas fake news.

No último fim de semana, a ação passou pela Oktoberfest, festival de tradições germânicas que acontece todos os anos em Blumenau, no mês de outubro, e pela Fenarreco, a Festa Nacional do Marreco, em Brusque.

Além das emissoras de rádio e TV locais, o Fakelino também já visitou Joinville e deverá percorrer todas as regiões de Santa Catarina até o final do ano.

“Nosso objetivo é destacar a importância do Rádio e da Televisão, que são veículos essenciais comprometidos com a verdade”, explica o presidente da ACAERT, Marcello Corrêa Petrelli.

A campanha da ACAERT tem o apoio da ABERT que, em junho, firmou uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para combater a disseminação de notícias falsas, principalmente, no período eleitoral.

“É o jornalismo profissional que fornece a notícia correta. As falsidades que circulam, principalmente pelas redes sociais, podem ser checadas pelos nossos meios de comunicação, que são fontes primárias de informação”, afirma o presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo.

Com informações da Abert

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados