Na próxima sexta-feira (30), um aplicativo que promete reunir dados dos agressores de mulheres vai começar a funcionar em Diamantina, na região Central de Minas Gerais.
O aplicativo que foi batizado como “Sistema Penha” tem o objetivo de dar mais agilidade para as policiais Civil e Militar na hora de prender, em flagrante, os homens que descumprem medidas protetivas impostas pela Lei Maria da Penha.
Os militares vão ter acesso a uma plataforma e, em tempo real, ao status das medidas protetivas no momento do registro de ocorrências de violência doméstica. Além disso, os agentes da Guarda Municipal da cidade também vão ser treinados para mexer no sistema.
O aplicativo vai ser atualizado semanalmente pela equipe de investigadores da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher.
Vale ressaltar que o sistema está sendo desenvolvido desde do inicio deste ano e foi criado pela Polícia Civil, em pareceria com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, por meio do Curso de Sistema de Informação, e com a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher também do Alto Jequitinhonha.
A novidade que vai ser testada na cidade de Diamantina, também pode ser expandida para outras cidades de Minas Gerais.
A/M