Home » Direito do consumidor: reclamações contra planos de saúde lideram pesquisas

Direito do consumidor: reclamações contra planos de saúde lideram pesquisas

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Dia do Consumidor é celebrado nesta sexta-feira (15).

Consumidor deve ler minuciosamente o contrato da operadora de saúde antes de assiná-lo.

O setor de planos de saúde é o que mais recebeu reclamações em 2018. Os dados são do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que mostrou que pelo sétimo ano seguido o setor lidera o ranking. Uma das principais reclamações é referente a negativas de tratamentos pelos planos de saúde.

A mais recente pesquisa revelou que 30,2% das reclamações registradas são relacionadas a planos de saúde. Em sequência, aparece serviços financeiros, com 16,8%. A categoria produtos assume a terceira colocação com 16,7%, seguida pela de telecomunicações, com 15% das queixas.

A professora e advogada Luciana Dadalto, especialista em Direito de Saúde, destaca a importância de o consumidor ler o contrato antes de assiná-lo. “Os direitos do consumidor na relação com a operadora de saúde têm relação direta com o tipo de plano e são regulados pelo contrato. O que acontece é que muitas vezes o consumidor faz o contrato com a operadora e não sabe quais são as regras que ele contratou. Então o que a gente precisa é que o consumidor tenha mais autonomia e responsabilidade, analisando todas as cláusulas contratuais”, disse.

Se houver negativa de algum tratamento que consta no contrato, o consumidor pode recorrer à justiça. “Em qualquer situação de negativa é preciso recorrer ao poder judiciário. O agravamento do quadro vai implicar na possibilidade de que o consumidor peça, além da cobertura do contrato, uma indenização por danos morais”, explica a advogada.

A/M

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados