Home » SESAPS informa sobre Sarampo e os cuidados com a doença

SESAPS informa sobre Sarampo e os cuidados com a doença

por Barbacena em Tempo
0 Comente

A Prefeitura de Barbacena através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (SESAPS), informa que o sarampo é uma doença infecciosa viral,  aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias (aerossóis), presentes na fala, tosse, espirros ou até mesmo respiração no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema e até quatro dias após este. O período de incubação geralmente é de 10 dias, podendo variar de sete a 18 dias.

No quadro clínico clássico as manifestações (além da presença de febre e exantema maculopapular) incluem tosse, rinite aguda, conjuntivite (olhos avermelhados), fotofobia (aversão à luz) e pequenos pontos esbranquiçados presentes na mucosa oral.

A notificação de caso suspeito é compulsória e imediata

Em 2018, o Brasil enfrentou a reintrodução do vírus do sarampo, com a ocorrência de surtos em 11 Estados, com um total de 10.326 casos confirmados, assim distribuídos: Amazonas (9.803), Roraima (361), Pará (79), Rio Grande do Sul (46), Rio de Janeiro (20), Sergipe (4), Pernambuco (4), São Paulo (3), Bahia (3), Rondônia (2) e Distrito Federal (1). Nos primeiros meses de 2019, o Ministério da Saúde interrompeu a transmissão do vírus sarampo na região norte do País. Alguns meses após, casos importados de Israel, Malta e Noruega iniciaram uma nova cadeia de transmissão no país.   Desde o início de 2019 foram notificados 310 casos suspeitos de sarampo provenientes de 110 municípios no estado de Minas Gerais. Destes, 51,2% (159/310) foram descartados, 44,5% (138/310) estão sob investigação e 4,2% (13/310) casos foram confirmados. Nos últimos 90 dias (Semana 23 a 35 de 2019 aproximadamente) foram confirmados 9 casos da doença no Estado de Minas Gerais associadas a caso importado de cidade do Estado de São Paulo. Em Barbacena, temos até o momento, 01 caso suspeito notificado.

Caso suspeito 

Considera-se caso suspeito de sarampo todo paciente que, independentemente da idade e da situação vacinal, apresentar febre e exantema maculopapular:
– acompanhado de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independentemente de viagem ou contato; ou

– com história de viagem ao exterior e/ou às regiões com circulação comprovada do vírus nos últimos 30 dias; ou

– com contato, nos últimos 30 dias, com caso suspeito ou confirmado de sarampo.

Diante de um caso suspeito, os profissionais de saúde devem notificar imediatamente à Vigilância Municipal.

Vacinação

A vacinação é medida prioritária para o controle e prevenção. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos.

Quem deve se vacinar contra o sarampo? 

Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).

Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano).

Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

Adulto deve se vacinar contra o sarampo? 

• Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade;

• Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;

• Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente;

• Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

• De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses;

• Acima de 30 anos – Apenas uma dose.

Principais contraindicações à vacinação contra sarampo: 

• Gestantes (a vacina pode ser administrada no pós-parto imediato e não contraindica a amamentação);

•  Crianças menores de 6 meses de idade;

•  Pessoas imunossuprimidas por doença ou uso de medicação.

Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais – SESAPS
Rua João Moreira Vidigal, 50 | Pontilhão
3339-2144

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados