Home » Governo sobe previsão do PIB para 0,85%; IPCA esperado cai para 3,6%

Governo sobe previsão do PIB para 0,85%; IPCA esperado cai para 3,6%

por Barbacena em Tempo
0 Comente

A previsão de crescimento do PIB feita pelo governo subiu ligeiramente de 0,81% para 0,85% em 2019. O novo cálculo foi divulgado nesta terça-feira pelo Ministério da Economia. Na última previsão, divulgada em julho, o governo havia reduzido pela metade a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto para este ano de 1,6% para 0,81%.

Já a previsão da inflação medida pelo IPCA sofreu uma queda de 3,8 para 3,6% neste ano. O secretário de Política Econômica do governo, Adolfo Sachsida, defende que a partir de setembro a economia dará sinais de crescimento de longo prazo.

“A partir de setembro vamos poder observar com mais consistência uma retomada, passo a passo, da recuperação da economia brasileira. É claro que as mudanças não se dão do dia para a noite e nem são saltos, ela são passo a passo, mas a partir de setembro, em uma direção consistente de recuperação”.

O secretário, contudo, alerta sobre os fatores de risco para a retomada do crescimento.

“Contudo, três desafios nos esperam: baixa produtividade, cenário fiscal deliciado e uma conjuntura internacional que mostra queda no crescimento de vários países ao redor do mundo”.

A previsão do Ministério é de que a economia mundial deve se retrair 0,61 pontos percentuais no acumulado de 2019 e 2020. Para equilibrar as contas públicas, em déficit desde 2014, a Secretaria de Política Econômica defende o corte de gastos obrigatórios somado a privatizações.

A Secretaria ainda aponta que a liberação de saques do FGTS terá impacto acumulado de 0,35 pontos percentuais nos PIBs de 2019 e 2020.

GIRO DE NOTÍCIAS / Agência Nacional 

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados