Home » Dia Nacional de Doação de Órgãos: a importância de falar sobre isso com a família

Dia Nacional de Doação de Órgãos: a importância de falar sobre isso com a família

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) apontam que Minas Gerais é o segundo estado com o maior número de pacientes a espera de transplantes.

Na última sexta-feira (27) foi celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos para conscientizar sobre o ato.

Os dados da ABTO mostram que nos três primeiros meses deste ano, mais de 4 mil pessoas estavam aguardando por doação de órgãos.

A principal demanda no Estado é de Rim. Atualmente 2.808 pessoas esperam pelo órgão. Além disso, Córnea (1.104) e Pâncreas (67) são os mais procurados.

Vale lembrar que uma pessoa que realizar a doação dos órgãos pode ajudar até outras oito. Em Minas, a cada dez pacientes com morte cerebral, nos primeiros três meses deste ano, quatro doaram os órgãos.

Apesar disso, o Brasil é referência mundial na área de transplantes e possui o maior sistema público de transplantes do mundo.

Seja um doador

O Ministério da Saúde orienta que as pessoas que têm o desejo de ser doadores devem conversas com os familiares e amigos sobre a intenção. O órgão também lembra que a doação só poderá ser realizada no caso de o paciente ter morte encefálica e autorização familiar.

GIRO DE NOTÍCIAS / AM

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados