Na madrugada do dia 28 de agosto de 2020, sexta feira, o 9º Batalhão de Polícia Militar realizou um treinamento envolvendo os policiais militares dessa Unidade que consistiu em uma simulação de ocorrência de alta complexidade, sendo esta um ataque a carro forte em uma transportadora de valores.
A finalidade do treinamento foi aprimorar as técnicas e táticas, a capacitação profissional, o controle emocional e consequentemente a eficiência pessoal.
Objetivou ainda, qualificar o policial militar a identificar e utilizar, em face das alternativas, as respostas e os procedimentos operacionais mais adequados na busca de soluções viáveis ao enfrentamento da crise, tomando decisões acertadas a cada situação encontrada tendo como foco central de sua função social a garantia do bem estar do cidadão.
O evento exigiu dos idealizadores minucioso planejamento, considerável aparato logístico e de pessoal, participação de diversos órgãos públicos, além da iniciativa privada.
A preparação do local, o horário da ação, o armamento e equipamento utilizado e os figurantes infratores tornaram o ambiente do treinamento muito próximo da realidade vivenciada no dia-a-dia da atividade policial no enfrentamento a criminalidade violenta. O cenário da ação reproduziu os desafios, adversidades e os riscos da profissão.
O evento contou com a presença do Comandante da 13ª Região da Polícia Militar, Coronel Hudson Abner Pinto, do Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Sávio Geraldo Corsino Pires, de policiais do BOPE, profissionais da Polícia Rodoviária Estadual e Meio Ambiente, Corpo de Bombeiro Militar, Polícia Civil, Prefeitura Municipal de Barbacena através da Secretaria de Agricultura, SETRAM, e Guarda Municipal, além da iniciativa privada.
Núcleo de Comunicação Organizacional da 13ª RPM