No dia 29 de março foi realizada em Belo Horizonte uma Sessão Ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, a pedido do Desembargador Luiz Otávio Linhares Renaut, para conceder voto de congratulação e felicitação ao Desembargador Doorgal Gustavo Borges de Andrada – também professor e pesquisador de história.
Na conferência virtual o destaque foi o livro “Cores de Barbacena – uma viagem pela história da cidade”, trabalho realizado por Doorgal Andrada, considerado uma obra de relevante e singular valor literário e histórico para o município. “O livro “merece todos os elogios, posto que escrito e organizado com invulgar esmero, desde a escolha da temática, passando pela iconografia, desenhos e aquarelas, tinta e papel, bem como pelas fotografias, reúne passado e presente, os tempos das diligências e dos automóveis, sempre com referência contextualizada das pessoas historicamente homenageadas. Paralelamente, o livro constitui o reflexo da iconografia antiga de Barbacena, transportada, com sensibilidade e inteligência, para o Século XXI, pela arte de Waldir Damasceno”, destacou o Desembargador Renaut.
O livro faz um resgate de acontecimentos de temas variados da história de Minas e do Brasil que, nos últimos 300 anos, estiveram de alguma forma ligados à Barbacena. Luiz Otávio deu também atenção especial ao estudo a respeito da iconografia antiga do município de Barbacena, que foi realizado pelo professor Edson Brandão e que foi de extrema importância, visto que há uma grande percepção de várias gerações sobre a dinâmica física e social da cidade.
Fonte: Barbacena Online