Home » Barbacena em alerta contra a febre amarela

Barbacena em alerta contra a febre amarela

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Barbacena está em alerta após a identificação de um caso suspeito no município, de um homem de 42 anos, da Colônia Rodrigo Silva, internado em estado grave no CTI da Santa Casa. Nesta terça-feira (23), o Secretário Municipal de Saúde, José Orleans da Costa, acompanhado pelos médicos Herbert Fernandes e Ângelo Feres, anunciou uma série de medidas para vacinação da população e combate ao mosquito.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm vacinas e funcionarão de 7h às 17h, sem o horário de almoço, de segunda a sexta-feira. No próximo sábado (27), haverá outro esquema especial de vacinação, de 8h às 16h, também em todas as UBS. Apenas uma dose é necessária para ser imunizado por toda vida.

A Sesaps, através de suas equipes de Vigilância Epidemiológica, fortalecerá a atuação em todas as regiões do município, seja zona urbana ou rural. Servidores de férias estão sendo convocados para retornarem às suas funções. Além disso, o número de agentes de endemias será ampliado para que uma varredura nas áreas de risco seja realizada de forma rápida. Atualmente, no Brasil, a febre amarela é silvestre, transmitida pelos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes. A febre amarela urbana, transmitida pelo Aedes aegypti, não tem registros recentes. Devido à infestação de médio risco do Aedes (3,3 no último LIRAa) em Barbacena e para evitar que ele passe a transmitir a doença, estão sendo contratados mais 20 profissionais, passando de 36 para 56, para intensificar o combate ao mosquito.

Os profissionais também já estão recebendo orientações e treinamentos. Nesta quarta-feira (24), haverá uma aula para médicos e enfermeiros sobre o manejo clínico da doença, com orientações sobre o protocolo a ser seguido em relação ao diagnóstico e tratamento de pacientes.

Para monitorar a situação, foi criada uma Sala de Situação, sob coordenação do Secretário Municipal de Saúde, juntamente com os médicos Herbert Fernandes e Ângelo Feres, e presença de outros profissionais da área da saúde.

A Secretaria Municipal também elaborou uma nota técnica, com as principais informações sobre a doença e as providências a serem tomadas. Você pode lê-la clicando aqui.

Em caso de dúvidas, a Sesaps está à disposição através do telefone (32) 3339-2189.

Internações no município – Barbacena é a cidade referência para internação com febre amarela ou suspeita na região Macro Centro-Sul, que alcança 51 municípios. Conforme última atualização, estão internados três pacientes de Piranga e um de Senhora de Oliveira no Hospital Regional, além do barbacenense na Santa Casa.

Sintomas da doença
Forma leve: febre, mialgia, cefaleia
Forma moderada: febre, diarreia, sangramento leve e dor abdominal
Forma grave: icterícia, oligúria, alteração do estado mental, convulsão, sangramento, dificuldade respiratória, hipotensão, sinais de má perfusão

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados